quarta-feira, 27 de março de 2013


Lisboa e Porto campeões

calendar 26.03.2013 ás | user Rui Costa | coments 1 Comentários
Albufeira 2013
Foto de Leonor Silva
Depois de cinco dias de euforia, viagens, competição, muita brincadeira, aprendizagem e convívio, chegou ao fim a 7ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil. Pelo terceiro ano consecutivo, o BasketPT marcou presença e partilhou com aqueles que ficaram em casa muito do se ia passando em Albufeira 2013.
Nos próximos dias teremos ainda alguns conteúdos para partilhar convosco sobre os momentos vividos pelos principais artistas, bem como algumas reflexões sobre o que este evento significa no panorama do basquetebol nacional.
Este evento de basquetebol vai para muito para além da dimensão competitiva, mas no que toca a esta dimensão em particular, as associações do Porto e de Lisboa foram as grandes vencedoras. Domingo de manhã, disputaram-se as 4 finais da 1ª Divisão da competição, das quais Lisboa e Porto foram as grandes vencedoras. Repartindo em partes iguais os quatros títulos disputados, Lisboa conquistou os títulos de sub14 masculinos e sub16 femininos, e o Porto sagrou-se campeão nos sub14 femininos e nos sub16 masculinos.
Os jogos das finais não foram os mais interessantes do torneio já que, em todos eles, a margem de vantagem da equipa vencedora foi igual ou superior a 14 pontos, mas valeram pelo ambiente de festa que se viveu em ambos os pavilhões:
 FemininosMasculinos
Sub14Porto 67 - 45 SetúbalAveiro 63 - 77 Lisboa
Sub16 Lisboa 85 - 43 PortoPorto 70 - 50 Aveiro
Todas as selecções ganhadoras, com excepção da de Lisboa Sub14 masculinos, não perderam qualquer jogo durante os 4 dias de competição e todas deram provas de ser justas vencedoras.
O escalão de sub14, quer no masculino quer no feminino, foi, claramente, o mais equilibrado e mais emocionante do ponto de vista competitivo. Neste escalão foram vários os jogos de grande incerteza quanto ao vencedor final e, ao longo da prova, foram várias as equipas que se perfilaram como candidatas ao título.
 
Destaque, no masculino, para as selecções de Setúbal Porto (perderam com a campeã Lisboa no 'gupo da morte' da 2ª fase) e para Aveiro, a finalista derrotada que foi infeliz no jogo decisivo, onde não foi capaz de voltar a derrotar Lisboa tal como já tinha feito no primeiro jogo da prova. Lisboa, exemplarmente orientada pelo antigo seleccionador nacional de formação Alexandre Correia, apresentou-se como a equipa mais homogénea do ponto de vista físico (jogadores com alturas compreendias entre 168cm e 183cm para uma altura média de 178,25cm) e, simultaneamente, com mais profundidade de plantel. Aliás, julgamos que a profundiade do plantel terá sido o factor comum entre todas as 4 selecções campeãs.
 
No feminino, e ainda no escalão de sub14, destaque para os jogos das meias-finais (ambos decididos no prolongamento e pela margem mínima) que foram de grande espectacularidade e emotividade. A seguir às campeãs do Porto, seleccionadas e orientadas por Marco Rodrigues, tanto as atletas de Lisboa (3ªas classificadas) como as de Aveiro (um 4º lugar que se poderá explicar pelo azar das lesões), mostraram argumentos que só glorificam o triunfo portuense. A selecção de Setúbal soube superar-se e fez por merecer o segundo lugar da prova.
 
No escalão de cadetes, foi com alguma naturalidade que as equipas de José Leite (Lisboa, sub16 femininos) e João Tiago Silva(Sub16 masculinos) superaram os seus adversários para conquistarem os anéis de campeão
 
A selecão lisboeta, pura e simplesmente, esmagou toda a competição. A menor diferença pela qual venceu um jogo foi de 30 pontos (por duas vezes), tendo chegado ao fim dos 6 jogos com médias de 75 pontos marcados e 28,5 pontos sofridos! Acreditamos que, mais do que o nível das adversárias ser baixo, esta equipa orientada por José Leite tem jogadoras com muito para dar ao basket português no presente, e no futuro. Muitas destas atletas lisboetas parecem ter condições para competir, de igual para igual, com as melhores atletas da Europa da sua geração. Claramente uma geração de jogadores a seguir nos próximos anos.
 
Já a selecção do Porto de sub16 masculinos, apesar de não ter tido um percurso tão esmagador, foi subindo de rendimento ao longo do torneio para se afirmar na final como a melhor da prova, sem margem para dúvidas. Apenas no primeiro jogo da competição, também contra Aveiro, superou o seu adversário directo por uma vantagem inferior aos 20 pontos. Nos últimos 3 jogos do torneio venceu o segundo, o terceiro e o quarto classificados por 20, 24 e 27 pontos de diferença, respectivamente para terminar com médias de 66,7 pontos marcados e 39,7 pontos sofridos por encontro.
 
Foram estes os grandes campeões de 2013. Para o ano há mais...Festa!