segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Benfica conquista Supertaça
Encarnados superam Académica em Almada

O SL Benfica foi o grande vencedor da XXVIII edição da Supertaça, ao superar a Académica de Coimbra (68-53), em Almada, num jogo em os atuais campeões nacionais estiveram sempre no comando do jogo. Excelente réplica da formação de Coimbra, que lutou até onde lhe foi possível. Mas no período em que os encarnados elevaram a sua agressividade defensiva, o plano de jogo do técnico Norberto Alves não foi colocado em prática. Pelo que o ganho de uma vantagem pontual confortável por parte dos benfiquistas deitou por terra o sonho da Académica tentar bater os até agora invictos campeões nacionais.


O Benfica bem cedo começou a dar mostras de querer provar dentro do campo o favoritismo que lhe era atribuído para esta Supertaça. Um parcial de 9-0, favorável aos encarnados, obrigou o treinador Norberto Alves a parar o jogo, bem como a alterar a sua estratégia defensiva. A defesa zona 2x3 da Académica fez baixar a produção ofensiva dos encarnados, isto enquanto o tiro de três pontos era a solução procurada pelo Benfica para ultrapassar a defesa contrária.
Assim que os campeões nacionais começaram a penetrar mais em drible, a procurar o seu jogo interior e a conquistar ressaltos ofensivos, a tarefa da Académica voltava a complicar-se. Se bem que, a paciência, a organização ofensiva, a exploração dos bloqueios diretos e o tiro de longa distância mantinham a Académica perto no resultado e na discussão do jogo. Embora o Benfica tivesse terminado na frente a 1ª parte, os instantes finais do primeiro tempo tiveram sinal mais por parte dos estudantes (5-0), que encostavam o resultado a dois pontos (30-32) e deixavam tudo em aberto para a segundo tempo.
No arranque da etapa complementar foi visível o aumento da intensidade defensiva por parte do Benfica, a pressionar as linhas de passe, a subir a defesa no campo e, como resultado dessa mudança de atitude, a conseguir contra-ataques de finalização fácil (43-34). Norberto Alves voltava a parar a jogo, pedia aos seus jogadores que baixassem o seu ritmo e controlassem melhor a posse de bola. Mas a eficácia ofensiva dos estudantes já não era a mesma - mérito do adversário -, o número de turnovers aumentava, pelo que se tornava natural a diferença pontual que separava as duas equipas no final do 3º período (53-41). 
No último período, a questão física começou a revelar-se, já que era expectável que o desgaste nos jogadores da Académica se fizesse sentir, em virtude da quase nula rotação de atletas. As ações ofensivas dos jogadores do Benfica já não tinham o mesmo tipo de oposição, pelo que tornava mais fácil aos encarnados fazer pontos no ataque. Sensivelmente a meio do 4º período, o Benfica quase chegava aos 20 pontos de vantagem (64-46), mas a atitude competitiva da Académica, com três contra-ataques consecutivos, recusava-se a dar o jogo como perdido (64-53). A recuperação da equipa de Coimbra obrigou o técnico Carlos Lisboa a intervir, alertando certamente os seus atletas para o facto de o jogo ainda não ter terminado. 
Depois de vários minutos sem conseguir fazer pontos, um afundanço de Betinho, a 1.27 minutos do final, colocava um ponto final quanto a quem iria vencer a XXVII edição da Supertaça (68-53).
João Betinho Gomes foi distinguido com o prémio de MVP desta final, 25.5 de valorização, não só pelos números conseguidos (17 pontos, 9 ressaltos, 3 roubos de bola, 1 assistência e 1 desarme de lançamento), como também pela espetacularidade das sua ações. O norte-americano Ricky Franklin (20 pontos, 7 assistências, 4 ressaltos, 3 roubos de bola e 1 desarme de lançamento) esteve muito bem na função de 1º base, assim como no tiro de longa distância, ao passo que Cláudio Fonseca (14 pontos e 7 ressaltos) foi a principal referencia no jogo interior do Benfica.
O internacional Fernando Sousa (18 pontos e 6 ressaltos) foi um verdadeiro capitão e o rosto da combatividade da equipa de Coimbra, que contou com mão quente, durante a 1ª parte, do atirador João Balseiro (13 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola).