terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Festa do Basquetebol Juvenil: adeus Portimão, olá Albufeira!


Depois de anunciadas as dificuldades que o Município de Portimão teria em receber nova edição da Festa do Basquetebol Juvenil, muito foi falado e opinado sobre o futuro de um dos maiores eventos do desporto juvenil em Portugal. Que a Festa acabaria, que seria noutro formato ou noutro local. A incerteza fez parte da grande maioria dos comentários que não escondiam alguma tristeza, principalmente por parte dos que já foram ou ainda são parte activa deste evento.
Hoje ficou a saber-se que a Festa do Basquetebol Juvenil diz adeus a Portimão, terminando assim uma relação que durou 5 anos. Agora, será a vez de Albufeira receber os cerca de 2000 participantes no certame considerado como o "maior acontecimento do desporto juvenil em Portugal".
Num esforço conjunto da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), da Associação de Basquetebol do Algarve (ABA) e da Câmara Municipal de Albufeira (CMA) os jogos serão disputados nas infra-estruturas desportivas em que a autarquia algarvia tanto tem investido, enquanto que as comitivas ficarão alojadas em diferentes unidades hoteleiras da cidade. Tal como acontecia em Portimão, as refeições continuarão a ser feitas em escolas locais.
Para Manuel Fernandes, Director Técnico da FPB, esta relação trará os seus frutos para todas as partes envolvidas. "Portimão pagava todo o alojamento e nós pagávamos a alimentação. Aqui em Albufeira, assumindo nós o alojamento e a alimentação, não pagamos mais do que a alimentação em Portimão. E conseguir isso é trabalho da Câmara. Em Albufeira não precisamos de sair da cidade para termos nove espaços necessários para a prática do basquetebol. Para milhares e milhares de jovens, rapazes e raparigas do nosso país, esta festa é o momento mais alto da época."
A Festa do Basquetebol Juvenil vai decorrer entre 28 de Março e 1 de Abril. Ao fim de 5 anos, o palco da festa muda de local, mas espera-se que o espectáculo, a emoção e a Festa continue a ser o que é.