quinta-feira, 4 de março de 2010

Estoril Basket Clube recorda Paiva Henrique


No aniversário da sua morte e dois anos depois de um desgostoso dia para os amantes do basquetebol português, 0 Estoril Basket Clube, exprime os seus sentimentos, relativamente àquele a quem se chegou a apelidar de, "o Sinatra do Basquetebol".
“Naquela manhã de 4 de Março 2008 perdeu-se o top das referências da bola ao cesto, aquele que apelidado de basquetebol ou melhor, de bombasquetebol. A sua própria alcunha fundia-se na modalidade que serviu com paixão durante 40 anos, até ao último suspiro. Assim como o Sinatra é a Voz, o José Paiva Henriques é o Basquetebol”.
“José Manuel Lovrich Santos Paiva Henriques, nascido em Moçambique a 9 de Abril de 1947, viveu a sua vida ao som do basquetebol e do jornalismo, iniciando a sua carreira em 1973.“
Passou pelas redacções de O País e do Correio da Manhã, trabalhando também como freelancer. Viveu a representar e liderar clubes como o Real Sociedade e Teal Discos em Moçambique, Sport Lisboa Oriental, Sporting Clube de Portugal, Grupo Desportivo Estoril Praia e Estoril Basket Clube, este último que presidia aquando do seu falecimento.”
“Ainda que se dedicasse de corpo e alma a estas duas ocupações, a sua verdadeira paixão eram as corridas e ralis de automóveis, actividade a que se dedicou também desde finais de anos sessenta até aos anos oitenta.”
“A sua antecipada partida tocou nos corações da sua família, dos seus amigos mais próximos, dos seus atletas, mas também de adversários e rivais que compareceram e deram as suas condolências.”
“Ao viver a sua vida de bons prazeres e diversão, rodeada de amigos e chalaças, importunada pelos seus problemas de saúde, o ‘nosso’ Zé Bomba acabou por não resistir, acabando por falecer na sua casa, com um ataque cardíaco, aos sessenta anos de idade.”
“Dois anos depois relembramos a sua forte personalidade e tudo o que fez em nome do Basquetebol Português. Obrigado Zé !

Vítor Nogueira