terça-feira, 6 de outubro de 2009

SIMECQ em Espanha



A equipa de Sub 14 Feminina do SIMECQ esteve em Espanha onde disputou dois encontros:
SIMECQ-76. Perfumarias Avenida "B"-31
SIMECQ- 41 Perfumarias Avenida "A"- 91
(Campeãs de CASTILLA Y LEON E VICE-CAMPEÃS DE ESPANHA)

Do técnico Fernando Brás recebemos a crónica dos jogos :
"Acima de tudo, foi um fim de semana em que o principal objectivo foi o de sairmos de salamanca "mais equipa", ou seja, com todos os valores(espirito de grupo, união e humildade) que aí estao inerentes, assim como a integração de novos elementos no seio da equipa, e isso foi largamente conseguido. Outro dos objectivos, foi passar por uma experiencia unica, em que o grau de exigencia dos jogos seria enorme...o que nos ajudou a perceber em que patamar nos encontramos, comparando com o melhor basket europeu.

O primeiro jogo correu de feição.Encontramos uma equipa de miudas nascidas em 97 e 96, assim como a nossa equipa, e onde conseguimos fazer um jogo, na sua quase totalidade, em contra ataque, o que nos ajudou a criar muitas situações rápidas e fáceis de lançamento, pois a jogar 5x5 em 1/2 campo, teriamos poucas possibilidades de exito, pois o "poderio" fisico da equipa adversária era maior.

O segundo jogo, resume-se ao 1º periodo, 06-33, onde encontrámos pela frente uma equipa(atletas de 96 e 95) poderosissima do ponto de vista fisico, tecnica e tactico. As minhas atletas entraram muito receosas e preocupadas com a equipa adversária, o que ajudou ao dilatar do marcardor, no 2º periodo as coisas compuseram se mais para o nosso lado, 10-23, e no 3º periodo ja acreditando que seria possivel equilibrar o jg, fizemos a nossa melhor prestação 14-14, mesmo assim insuficiente para um 4º periodo de 11-21, contabilizando 41-91, como resultado final..

As grandes ilações que retiro desta experiencia, é que continuamos a anos luz do basket espanhol, começando na "mao de obra" , muito mais abonada em quantidade e qualidade em "nuetros hermanos", acabando na enorme importancia que estes dão a outros desportos que não o futebol...quando um país é eclético, mais probabilidades de sucesso nesse ecletismo.

Queria referir e agradecer a enorme simpatia das pessoas de Salamanca que nos receberam de uma forma muito familiar.