quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Festa dos Sub14





O site "Seis25" faz uma boa análise às Festas do basquetebol, que passamos a transcrever o que diz respeito às nossas selecções mais jovens.








"Apurada para a Final, a equipa de Lisboa tinha legítimas aspirações de chegar ao título, já que vinham fazendo um Torneio irrepreensível com 5 vitórias sempre na casa das dezenas frente a adversários com algumas aspirações como Coimbra, Aveiro e Setúbal. Além disso, a equipa lisboeta contava com Isaías Insaly (#15), um dos jogadores em maior destaque no escalão de Sub14, já que o seu domínio nas áreas próximas do cesto era uma constante, tanto em ataque como na defesa. Também André Firmino (#13) e Francisco Bento (#11) vinham fazendo um bom Torneio, revelando boa capacidade técnica. Lisboa só claudicou na Final, pois não conseguiu reagir bem ao acerto defensivo do Porto, e quando Isaías Insaly teve Bernardo Mesquita pela frente, a influência do jogador lisboeta foi diminuindo, aproveitando assim o Porto para contra-atacar e ir acabando com o jogo."

Lisboa apresentou-se com um misto de jogadoras de 95 e 96, trazendo ainda uma atleta de 97 - Maria Koustorkova (#10), já com elevada estatura e a revelar alguns detalhes interessantes - e foi uma das equipas mais agradáveis de seguir ao longo do torneio, apresentando um grupo de jogadoras com interessante estatura. Conseguindo discutir os jogos frente a Aveiro e Porto, Lisboa foi um adversário bastante complicado de ultrapassar. A capacidade ofensiva de Laura Ferreira (#9) e a criatividade e o inconformismo de Inês Ferreira (#12) criaram grandes dificuldades a quem defrontou Lisboa. No entanto, nas alturas decisivas do encontro e quando os adversários aumentavam a intensidade defensiva, as lisboetas sentiam dificuldades em jogar - principalmente as atletas de primeiro ano. Com a experiência adquirida pelas jogadoras de 96, Lisboa poderá ser uma das mais fortes selecções de Sub14 na próxima edição, e uma das selecções com maior potencial de desenvolvimento nos próximos anos.