quinta-feira, 12 de abril de 2012


Sporting está de volta!
Leões vão ter secção de basquetebol



Logo_SportingNa próxima temporada haverá um novo clube no panorama nacional. Trata-se, nada mais, nada menos, que o Sporting, que extinguiu a secção de basquetebol há quase 17 anos, mas que regressa, agora com escalões de formação.

O projeto, segundo revela o jornal O Jogo, vai ser apresentado sábado pelo presidente do clube, Godinho Lopes.

Edgar Vital, que curiosamente era o diretor-desportivo do basquetebol do Sporting aquando a extinção da secção, em 1995 (os seniores haviam desaparecido bem antes), é o responsável do novo projeto, que já leva um ano de preparação.
"Naquela altura foram encerradas secções com vista à redução de custos. Nessa época acabaram o voleibol, o hóquei em patins e o basquetebol. O andebol e o basquetebol foram postos à votação dos sócios do Sporting, o andebol ficou, e o basquetebol suspendeu a atividade", conta, em declarações a O Jogo.
No entanto, os seus olhos estão postos no futuro: "São águas passadas, situações que nem convém relembrar." Agora, o Sporting vai arrancar com escalões de formação, sendo que o número de equipas - que vão poder utilizar o Multidesportivo de Alvalade e o Multiusos de Odivelas - "vai depender do número de miúdos que aparecerem nas inscrições".

 Já o escalão sénior, no qual o Sporting é um dos emblemas mais bem-sucedidos do basquetebol nacional, com oito campeonatos e cinco Taças de Portugal, fica adiado para "quando houver condições desportivas e financeiras”. "Obviamente, o regresso dos seniores seria uma enorme satisfação. Penso que vai acontecer, mas não nos próximos tempos", reconhece Edgar Vital. 


J