quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Portugal termina com nova derrota

Portugal termina com nova derrota
Terminou a participação portuguesa na fase de qualificação para o Eurobasket 2013. No último jogo, realizado em Minsk, Portugal sofreu nova derrota diante da Bielorussia por 77-64, terminando só com derrotas a qualificação.
Depois da boa exibição portuguesa frente à Turquia esperava-se com expectativa o jogo frente à Bielorussia, com a ambição da conquista da vitória. E Portugal até começou o encontro com um parcial de 0-6 mas permitiu a reviravolta na parte final do 1º período. A Bielorussia estava melhor no jogo e a meio do 2º período conquistava uma vantagem de 9 pontos (26-17). Mário Fernandes iniciou então a recuperação portuguesa, reduzindo a diferença para apenas 1 pontos (28-27). Portugal não conseguiu virar o resultado regressava aos balneários a perder por 6 pontos (38-32).
No reatamento, Portugal estava melhor e conseguiu regressar à liderança (41-43) mas foi de pouca dura, já que no final do 3º período os bielorussos voltariam a comandar o marcador 54-51. Com o jogo em aberto, Portugal lutava pela vitória até que quando faltavam jogar cerca de 3 minutos para o final, se deu o colapso. Tal como no jogo frente a Turquia, a seleção portuguesa deixou fugir o adversário nos minutos finais, tendo marcado apenas 2 pontos. A Bielorussia aproveitava a baixa percentagem de lançamentos de campo e o elevado número de perdas de bola para aumentar a vantagem, fixando o marcador final em 64-77.
Claudio Fonseca voltou a realizar uma exibição segura com 22 pontos e 8 ressaltos. Mário Fernandes foi o rei das assistências com 10 passes decisivos, mas também foi o que mais perdas de bola sofreu (6). Betinho Gomes somou mais 12 pontos e 8 ressaltos