domingo, 5 de agosto de 2012

Sub 18 Fem. sobem ao Grupo A


Maria Kostourkova

Não foi à primeira, foi à segunda! Portugal conseguiu a subida à Divisão A no escalão de Sub18 Femininos, depois de ter vencido a Hungria no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar. Na Macedónia, a festa voltou a ser portuguesa: se em 2011 foram as Sub20 a garantir a subida naquele país europeu, este ano foram as Sub18 que tiveram em Strumica o palco de acesso ao convívio entre os grandes do basquetebol europeu.
Esta foi a segunda vez que portuguesas e magiares se defrontaram no Europeu e, tal como aconteceu no primeiro encontro, também este foi pautado pelo equilíbrio. Mas desta vez, foi o seleccionado luso que controlou a partida de início ao fim! Aliás, só por duas vezes a Hungria esteve na frente do marcador, e foi sol de pouca dura já que o trio formado por Joana Canastra (17 pontos, 4 ressaltos), Josephine Filipe (19 pontos) e Maria Kostourkova (16 pontos e 14 ressaltos) tratou de colocar Portugal na liderança.
O jogo entrou nos seus 2 últimos minutos com Portugal a vencer por 3 de diferença, mas um triplo da base Inês Viana (7 pontos, 6 ressaltos e 6 assistências) alargou a vantagem nacional para os 6 pontos e a vida da Hungria ficou ainda mais complicada - desesperadas, as magiares não mais conseguiram encurtar distâncias e viram Josephine Filipe e Inês Viana sentenciarem a partida da linha de lance-livre.
Com o resultado final de 68-57, Portugal venceu o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, garantindo assim a subida à Divisão A. Está conseguido mais um feito para o basquetebol nacional e, por isso mesmo, o BasketPT.com parabeniza todos os elementos da comitiva portuguesa que tornaram possível este desfecho.
Frente à Hungria jogaram e marcaram:
Inês Viana (7), Joana Canastra (17), Jessica Costa (-), Nádia Fernandes (0), Simone Costa (0), Laura Ferreira (4), Maria Kostourkova (16), Joana Soeiro (3), Inês Veiga (2), Josephine Filipe (19), Chelsea Guimarães (0) e Ana Santos (0).