terça-feira, 27 de março de 2012

Albufeira em Festa - AB Lisboa presente!


"um Investimento no futuro das nossas e nossos jovens atletas"

Carlos Roque, o Presidente da AB Lisboa classifica a Festa do Basquetebol como "o marco" dos encontros interassociações e coloca a tónica nos jovens atletas, considerando este evento como um investimento no futuro dos mesmos. Nos detalhes desta notícia, encontre, também, as respostas do DTR de Lisboa, João Cardoso, e de dois atletas, às perguntas da Federação.


A entrevista ao Presidente, Carlos Roque


Apesar das dificuldades, nomeadamente financeiras, a Festa do Basquetebol Juvenil vai ser mais uma vez uma realidade com o determinante apoio de todas as Associações. O que significa este evento para a vossa Associação? 
O Encontro de Jovens será sempre a missão prioritária do Dirigente Associativo, significando que com este EVENTO se alcançou o MARCO de todo o historial dos interassociações e dos diversos sistema de disputa vividos ao longo dos anos pela família do Basquetebol. Não obstante as dificuldades financeiras de todos os intervenientes, mas que o espirito e vontade em trabalhar no desenvolvimento e prática do Basquetebol, permite-nos considerar, e bem, como um Investimento no futuro das nossas e nossos Jovens ATLETAS.

Esta é já a 6ª. edição da Festa. Daquilo que lhe tem sido dado observar qual a sua opinião sobre a preponderância que este evento tem tido no desenvolvimento da modalidade no âmbito da associação a que preside? 
Quaisquer dos Pontos Altos Associativos ou Federativos provoca quer junto dos Clubes, Técnicos e, muito especialmente, junto dos(as) jovens um objetivo a atingir pretendendo estes demonstrar o seu estado a nível de evolução basquetebolística. As festas, a nível de seleções distritais e regionais é um dos objetivos mais sensíveis para os(as) jovens tendo em conta que sabem que estão a ser "vistos" pelos selecionadores (as) Nacionais e, ainda, o seu gosto por representar a sua Associação. O Desenvolvimento a nível associativo mantém-se desde sempre notando-se, contudo, que as Festas são mais visíveis pelo seu impacto face à centralização de toda a atividade .

Considerando a abrangência do programa desta iniciativa, onde além da competição existem atividades paralelas como os clinics de árbitros e treinadores, atividades sociais e de solidariedade, qual considera ser o aspeto mais importante deste evento? 
O aspeto mais importante e relevante são os(as) Jovens atletas na sua movimentação desportiva e convívio social. Contudo, todas e quaisquer atividades paralelas são importantes. Talvez no futuro as áreas destinadas a clinics possam integrar uma única atividade denominada "FORUM DO BASQUETETEBOL JUVENIL" onde poderão estar presentes TODOS OA AGENTES DA NOSSA MODALIDADE, AUTARQUIAS E PORQUE NÃO REPRESENTANTE DO ESTADO E, AINDA, CONVIDADOS PARA ÁREAS ESPECIFICAS.


A entrevista ao DTR, João Cardoso

Para além da festa que sempre constitui a Festa do Basquetebol Juvenil, que expectativas tem em relação à próxima edição a Festa do Basquetebol Juvenil? 
A continuidade das Festas em Albufeira marca positivamente a gestão da FPB já que este é claramente o ponto alto da atividade mais bem conseguido pela estrutura Nacional. As expectativas são as mesmas dos anos anteriores: uma boa organização,competição de qualidade com bom espirito e convívio salutar entre todos. Recuperámos nos últimos quatro anos o estatuto que pertence naturalmente a uma das maiores Associações do País. Mesmo em tempo de crise , que toca a todos, continuámos a trabalhar para manter o objetivo desportivo: estar entre os melhores.

O que mudou ou tem evoluído em relação ao trabalho efetuado nas seleções distritais na sua associação desde que a Festa se tornou uma realidade? 
O trabalho realizado com as seleções é o culminar dum conjunto de tarefas que tem o seu início no Minibasket e na deteção de talentos. O “Método ABL” foi apresentado no último Clinic das Festas e contempla em atividade continua 10 Selecções. Terminadas as Festas começamos imediatamente a trabalhar para o próximo ano (Torneio Xirabasket : Sub 13 e Sub 15). Fazer parte das selecções de Lisboa é hoje motivo de orgulho para os nossos jovens e tem sido determinante, juntamente com o trabalho nos clubes, para a evolução da modalidade na capital.

A Festa do Basquetebol Juvenil constitui o momento mais alto da atividade do basquetebol federado para jovens. Do ponto de vista técnico quais os objetivos julga este evento dever corresponder? Quais as expectativas em relação à participação das seleções da sua Associação? 
As Festas são na verdade o Campeonato Nacional Inter Selecções onde estão os jovens mais aptos da modalidade. É uma oportunidade impar para avaliar as suas capacidades numa prova com um calendário exigente. A colaboração e troca de opiniões entre os responsáveis técnicos nacionais e distritais , como tem acontecido esta época , facilita a tarefa da deteção e da Formação das Seleções Nacionais. A ABLisboa está conjuntamente com a ABPorto na liderança,que queremos conservar. A exemplo do ano anterior, em que os títulos foram distribuídos por quatro Associações, também este ano esperamos estar nas Finais em jogos com grande equilíbrio.

Sub 14 Feminino 

Já participaste em alguma Festa do Basquetebol Juvenil?
Sim! O ano passado em sub 14

Durante uma semana vais ter a oportunidade de conhecer pessoas de todo o país, para além de ter contacto com todos os(as) melhores jogadores(as) nacionais do teu escalão. O que significa para ti participar na Festa do Basquetebol Juvenil?
É muito importante para mim poder ser uma das selecionadas e participar mais uma vez nas Festas. Representar a AB Lisboa e poder jogar contra as outras seleções, conhecer outras jogadoras e fazer novas amigas.


Sub 16 Masculino 

Já participaste em alguma Festa do Basquetebol Juvenil?
SIM! Já participei em 3 festas. Sub 14 2 vezes e o ano passado em Sub 16

Durante uma semana vais ter a oportunidade de conhecer pessoas de todo o país, para além de ter contacto com todos os(as) melhores jogadores(as) nacionais do teu escalão. O que significa para ti participar na Festa do Basquetebol Juvenil?
Estou muito motivado por poder ser selecionado e seria uma honra poder participar nas Festas em representação da AB Lisboa e poder jogar com os melhores atletas do País. Rever amigos e conhecer outros atletas. As Festas são uma boa oportunidade para mostrarmos o nosso valor.