segunda-feira, 11 de abril de 2011

Festa do Basquetebol Juveni

Mário Silva - AB Lisboa na Festa do Basquetebol Juvenil

11 de April de 2011 por Miguel Tavares às 20:38
A pouco e pouco a Associação de Basquetebol de Lisboa tem conseguido encurtar as distâncias que nos últimos anos a mantinham afastada das melhores associações do basquetebol em Portugal. Mas nas últimas edições têm deixado a ideia de que estão a regressar aos lugares de destaque no basquetebol de formação, e este ano poderá ajudar a confirmar isso mesmo.
Na véspera da edição deste ano, fomos falar com Mário Silva, Coordenador das Selecções da AB Lisboa.
A AB Lisboa tem estado a regressar ao topo do basket nacional, e no último ano esteve presente em duas Finais, tendo conquistado uma delas. Acredita que este ano poderão ter um desempenho ainda melhor na Festa do Basquetebol Juvenil? 
O GT da ABL a exemplo dos anos anteriores aponta como objectivo principal para Portimão - Festa do Basquetebol Juvenil, fazer melhor que na época anterior e recuperar a breve prazo a liderança no ranking nacional. Levamos 3 anos de muito trabalho e colaboração com os Clubes de Lisboa. Cada dia estamos mais organizados, temos mais praticantes e mais actividades. Sabemos contudo que Porto e Aveiro levam, ainda, vantagem, porque no passado recente foram mais organizados e porque tiram maiores benefícios do facto dos Centros Treino se localizarem nas suas áreas geográficas. Mas nada disso altera os nossos objectivos, até porque o basquetebol Nacional só ganha em ter uma Associação de Lisboa forte e motivada.
O que é que o público em geral poderá esperar das selecções lisboetas presentes nas Festas?
Grupos de rapazes e raparigas motivados e empenhados em querem mostrar que valeu a pena o trabalho desenvolvido nos Clubes e na ABL.
Sabendo que o basquetebol é um desporto colectivo, há sempre alguns atletas que se destacam mais do que outros. Acredita que na delegação de Lisboa estão jovens jogadores que poderão chegar a patamares superiores no basquetebol português? 
Não só acredito como tenho quase a certeza que também Lisboa tem atletas de grande talento. Cito apenas três dos que mais se destacam.
Isaias Insaly (C.A.Queluz – Sub 16 Masc.). Da geração de 95 está referenciado como um dos atletas com maior futuro no basquetebol Europeu.
A Maria Kostourkova (SIMECQ – Sub 14 Fem.) é a jogadora com maior potencial que algum dia apareceu no nosso basquetebol. Com apenas 14 anos já vai na terceira participação nas Festas e promete voltar nos próximos anos. Na minha modesta opinião à sua volta deveríamos construir uma equipa Nacional, até porque felizmente jovens com talento abundam noutras associações.
Finalmente a Simone Costa (S.L.Benfica – Sub 16 fem.) ,cuja disponibilidade motora está muito acima da média e pode eventualmente ser também uma jogadora de referência.
Na sua opinião, qual a importância que a Festa do Basquetebol Juvenil tem para o desenvolvimento da modalidade em Portugal? 
Como é do conhecimento geral sou critico em relação a muitas das actividades que a FPB organiza. Nos locais próprios tenho dado conta da minha insatisfação nunca deixando de dar sugestões na procura de um basquetebol melhor. Relativamente às Festas estas constituem o ponto alto das organizações Federativas. Uma boa organização permite aos jovens de todo o pais mostrarem que temos não só praticantes com talento como treinadores empenhados. Penso até que deveriam ser mais ambiciosos e alargar esta prática aos Sub 12 com a organização de um quadro competitivo Masculino e outro Feminino. Quanto mais cedo optarmos por esta via melhores praticas e mais atletas teremos.