domingo, 13 de junho de 2010

SIMECQ e Estoril Basket campeões Nacionais Sub 14


Terminou ao princípio da tarde deste domingo, a fase final do Torneio Nacional de Sub 14 Femininos, com a vitória do SIMECQ, a coroar um percurso irrepreensível na época 2009/10, em que não sofreu qualquer derrota. O título nacional assenta que nem uma luva às pupilas de Fernando Brás, sendo uma magnífica prenda para a simpática colectividade da Cruz-Quebrada no ano em que completa o seu 130º aniversário.
Antes do jogo que viria a decidir o ceptro nacional, Académico e CPN marcaram a sua superioridade frente às duas formações insulares, respectivamente União da Madeira e Vitorinos, mantendo-se em boa posição para um hipotético desempate a três, no caso de o Juventude VRSA, ceder no jogo decisivo ante os campeões lisboetas. Foi o que acabou por acontecer, posicionando-se Académico (2º), CPN (3º) e Juventude VRSA (4º), na contabilidade do deve e haver, pois as três equipas terminaram empatadas com 3 vitórias e duas derrotas, todas com 8 pontos.
Resultados da 5ª jornada:

Académico 60-44 União da Madeira
Vitorinos 39-77 CPN
SIMECQ 47-45 Juventude VRSA

No final teve lugar a cerimónia habitual de distribuição de prémios: medalhas para todos os participantes e troféu para a equipa vencedora, além de medalhas também para os juízes e oficiais de mesa da final.

Cinco ideal (votado pelos treinadores das 6 equipas participantes): Sónia Santos (Juventude VRSA), na posição 1 (base); Catarina Cardoso (SIMECQ), na posição 2 (base/extremo); Sofia Girão (Académico), na posição 3 (extremo); Ana Moniz (CPN) na posição 4 (extremo/poste) e Maria Kostourkova (SIMECQ), na posição 5 (poste), que receberam troféus individuais.

Classificação final:

1º SIMECQ 5 vitórias - 10 pontos
2º Académico 3 vitórias - 2 derrotas - 8 pontos
3º CPN 3 vitórias - 2 derrotas - 8 pontos
4º Juventude VRSA 3 vitórias - 2 derrotas - 8 pontos
5º Vitorinos 1 vitória - 4 derrotas - 6 pontos
6º União da Madeira 5 derrotas - 5 pontos


A fase final do Nacional de iniciados decorreu nos dias 11, 12 e 13 de Junho na Arena Dolce Vita, na cidade de Ovar, e nela participaram os primeiros classificados da zona Norte (F.C Porto e A. D. Ovarense) e da zona Sul (Estoril Basket e Seixal F.C.), o vencedor do campeonato da Madeira (CAB Madeira) e o vencedor do campeonato dos Açores (Terceira Basket).

Na 4 primeiras jornadas da fase final, as equipas do Sul venceram todos os jogos, tendo o Estoril Basket obtido categóricas vitórias sobre os seus oponentes: 73-30 sobre o Terceira Basket, 52-28 sobre a Ovarense, 63-45 sobre o CAB Madeira e 52-31 sobre o F. C. Porto.
Chegados à última jornada apenas com vitórias, Estoril Basket e Seixal disputaram o jogo do título na manhã de 13 de Junho. Num jogo intenso e muito bem disputado, a equipa da linha entrou melhor em campo e com os parciais 12-6 e 8-6 amealhou uma vantagem de 8 pontos, que viria a revelar-se decisiva para o desfecho de partida. De facto, com uma 2ª parte de muito bom nível a equipa do Seixal foi reduzindo gradualmente a vantagem do Estoril Basket, que a meio do 4º período se cifrava em apenas 3 pontos. No entanto, a garra e a determinação, que caracterizaram as actuações da equipa cascalense ao longo da época, vieram ao de cima na parte final da partida. O Estoril Basket inverteu o curso do jogo, aumentou novamente a vantagem e com um resultado final de 40-33 sagrou-se campeão nacional de iniciados.

“Sem dúvida que estes dois títulos conquistados, primeiro o de campeão distrital e agora o de campeão nacional, se devem ao esforço e entrega constante, desde o inicio da época, de todos os jogadores, treinadores, seccionistas, dirigentes, pais e apoiantes. Com o empenho de todos formámos uma EQUIPA muito unida, com grande capacidade de entreajuda, grande cumplicidade, com garra, humildade, determinação, respeito pelo adversário e vontade de chegar mais longe, que nunca desistiu. Foi um privilégio poder trabalhar com este grupo, que me proporcionou durante todo a época, momentos inesquecíveis e dos quais tanto me orgulho!” afirmou Ana Alves, treinadora da equipa campeã.

Foi grande a festa em Ovar entre as hostes estorilistas e continuou, mais tarde, em frente à Câmara Municipal de Cascais onde dezenas de apoiantes esperaram a chegada dos novos campeões e festejaram efusivamente a conquista do ceptro nacional.
Sob orientação técnica de Ana Alves e Pedro Carvalho, sagraram-se campeões nacionais: Miguel Ribeiro, Miguel Jordão, Igor Nunes, José Martins, Diogo Silva, Rui Nery, João Matos, Francisco Bento, Diogo Carvalho, Ben Rough, Luís Miguel Guimarães e Miguel Andrade.
Classificação Final
1º Estoril Basket (5 vitórias, 10 pontos)
2º Seixal F.C. (4 vitórias, 9 pontos)
3º F. C. Porto (3 vitórias, 8 pontos)
4º A. D. Ovarense (2 vitórias, 7 pontos)
5º CAB Madeira (1 vitória, 6 pontos)
6º Terceira Basket (0 vitórias, 5 pontos)